sábado, 16 de maio de 2009

Você tem dor nas costas? Pode ser estresse

Uma rotina de trabalho estressante pode ser a causa da dor nas costas de muita gente. Um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas estressadas acabam usando os músculos errados na hora de pegar alguns objetos.
Além disso, os pesquisadores acreditam que algumas pessoas com certos tipos de personalidade têm maior tendência a dores nas costas. Esse é o caso das pessoas mais introvertidas - descoberta que deixou intrigados os cientistas.
O estresse é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e mentais decorrentes de uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades.
Tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares são alguns sintomas entre os vários sintomas da pessoa estressada. Com o prolongamento do estado de estresse há o aparecimento de diversos sintomas, que no início podem passar desapercebidos, mas com o decorrer do tempo vão se tornando evidentes, tais como: pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes freqüentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço.
Cada pessoa reage diferentemente ao estresse, que varia conforme o nosso equilíbrio emocional e afetivo, auto-estima, maturidade e a maneira como lidamos com a vida.

Você sabia que dor nas costas é uma das principais causas de aposentadoria por invalidez?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Espreguiçar, Sorrir e outros bons hábitos!


Sabores da Vida

Bons hábitos não nascem prontos. Começam sendo apenas gestos, pela repetição se tornam hábitos, pelo resultado positivo se tornam bons- e um belo dia descobrimos que se transformaram em virtudes que nos protegem do sofrimento, proporcionando bem estar aos outros, além de nós. Por exemplo, é inegável que o habito tão simples de sorrir e cumprimentar as pessoas que vamos encontrando no caminho cria uma atmosfera cordial a nossa volta. Pode ser apenas um sinal de educação, ás vezes até hipócrita, mas funciona.Aquele que foi cumprimentado e retribuiu o sorriso também abriu sua casaca para mostrar um pouquinho de humanidade. No que toca a saúde, de vez em quando precisamos recuperar um bom hábito que nasceu conosco e se perdeu. Espreguiçar de manhã, bocejando muito, é um deles. Bebezinhos fazem isso durante um bom tempo (cachorros e gatos também). É uma forma de alongar e preparar os músculos para a ação que vem em seguida. A pressa de levantar é lamentável. Essa pratica beneficia o corpo e a mente, deixa claro o contraste entre tensão e relaxamento e, mais importante: mostram que estamos sendo gentis com a nossa pessoa, e gentileza sem duvida é um bom hábito. Outro bom hábito é a calma, filha da paciência e tão difícil de ser encontrada nos dias de hoje, ambas sustentadas pela respiração regular, lenta, longa e profunda. Tudo que somos, pensamos e sentimos pode ser controlado e modificado através da respiração. A calma nasce de estarmos, aqui e agora, focados primeiro no equilíbrio interno e depois naquilo que o mundo traz.

Autor:
Sonia Hirsch
Fonte:
Revista Bons Fluidos nº 105

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dicas para combater o Stress

Combater o stress não é fácil. No entanto há algumas medidas que os trabalhadores individualmente podem tomar. A primeira coisa a fazer é reconhecer o problema, o que parecendo óbvio, nem sempre é feito.

A partir da admissão do "seu stress", há que modificar comportamentos, nomeadamente tentando:

- fazer exercícios ou praticar esportes regularmente;
- fazer pequenas pausas no trabalho;
- diminuir a sua "mania" da perfeição;
- arranjar um hobby ou um passatempo;
- diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- diminuir o consumo de cafés;
- deixar de fumar;
- praticar trabalho para a comunidade;
- melhorar os hábitos alimentares;
- conversar e desabafar;
- conviver e divertir-se;
- tirar alguns dias de férias;

Se estes conselhos não resultarem deve procurar auxílio profissional, seguindo um programa que combata todos os aspectos do stress e não apenas os seus sintomas.

Fonte: Medicina Avançada – Dra. Shirley de Campos
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/24848

terça-feira, 12 de maio de 2009

Caminhar proporciona bem-estar

A caminhada é um ótimo exercício para atingir e manter um condicionamento físico e saudável. Pois ela emagrece, fortalece os membros inferiores, reduz as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL), aumenta o colesterol bom (HDL, proporciona uma melhoria no condicionamento cardiovascular, os ossos se tornam mais fortes, diminui o estresse, combate a depressão, entre vários outros benefícios.

Fazer caminhadas cinco vezes na semana, de pelo menos 30 minutos por dia, ajuda a pessoa a fugir do grupo dos sedentários. Pois é um exercício simples, indicado para todas as idades, não requer muito tempo e gera um bem-estar enorme. Porém, aqueles que sofrem de obesidade mórbida devem consultar um médico antes de começarem a praticar a atividade.

Pessoas diabéticas também só têm a ganhar se incluírem o exercício em sua rotina diária. Três a quatro vezes na semana durante meia hora já vai fazer diferença. Pois a caminhada ajuda a reduzir os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Isso faz com que os medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada sejam menores.

Além de proporcionar bem-estar para o corpo e para a mente, a caminhada é um ótimo exercício para integrar as pessoas a sociedade, fazer novas amizades e conhecer gente nova sempre.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sorria meu bem... sorria.

Uma das melhores manisfestações do ser humano é o sorriso. È através dele que nos descontraímos e nos abrirmos para que o novo entre. Pensando nisso dispomos um link de Ely Brito para que você aprenda algumas técnicas de meditação usando o sorriso como ferramenta e veja os benefícios que este traz para sua vida. Enquanto isso dê boas risadas com essa gracinha.

Alimentação é parte do negócio

Com toda a nossa correria trabalho, filhos, casa e FESPSP fica difícil ter uma vida social saudável, que dirá a nossa alimentação! Pois é, vamos ver se pelo menos isso a gente consegue fazer direito. Dê uma olhadinha nas dicas que temos pra vocês.

Dicas para uma boa alimentação

1. Dividir a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermediários. Isso evita que o indivíduo fique beliscando entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches, aumenta o trabalho intestinal, pois haverá estímulo constante do trato digestivo e aumenta o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.

2. Deve-se mastigar no mínimo 30 vezes cada garfada. Esta ação proporciona uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e uma menor ingestão alimentar, pois comendo devagar, uma menor quantidade de alimentos fará com o indivíduo se sinta saciado.

3. Deve-se ingerir muito líquido, principalmente água (2 a 3 litros) para a manutenção das funções normais do organismo, mas sempre no intervalo das refeições.

4. O açúcar deve ser diminuido ou substituído por algum outro adoçante. É muito calórico e não traz benefícios à saúde.

5. As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal e para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol e câncer de cólon. Além disso, alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome. Recomenda-se o consumo de 20 a 30g de fibras por dia.

6. O exercício físico, quando praticado de forma correta e orientado por profissional especializado, acelera a queima da gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.

7. Fazer as refeições em lugar tranquilo e sem pressa. Nunca se deve comer andando, vendo televisão ou discutindo com alguém. O ambiente deve ser calmo para que as frustações não sejam descontadas no prato de comida. Com pressa, o indivíduo come exageradamente sem perceber, pois demora mais tempo para sentir saciedade.

8. Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil.

IMPORTANTE

  • Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.





O negócio é relaxar


Nosso último ano de faculdade. Que loucura! TCC, trabalho da Graça, prova da Tânia, fichamentos da Maria Inês, os trabalhos do Fernando e um monte de trabalhos da Andrea, tipo cara legumes, casinha de bonecas, e um rato de biblioteca que nos persegue em cada Scribus que fazemos. Ufa!. Aí vai uma dica pra você relaxar e boa sorte!
 
Bem Estar Bem © 2007 Template feito por Templates para Você