O que é Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “inteligência emocional” expressa um estágio na evolução do pensamento humano: a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.
Na década de 30, o psicometrista Robert Thorndike, mencionou a possibilidade de que as pessoas pudessem ter “inteligência social” – uma habilidade de perceber estados internos, motivações e comportamentos de si próprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepção. Em 1983, o professor Howard Gardner, da Universidade Harvard, em linhas gerais, traçou as sete formas de inteligência, no livro Estruturas da mente: Gardner propôs uma “inteligência intrapessoal” semelhante à atual conceituação de inteligência emocional.
Os cientistas Peter Salovey e John D. Mayer dividiram a inteligência emocional em quatro domínios:
1-percepção das emoções – inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos: através da voz ou expressão facial, por exemplo, a pessoa que sobressai nessa habilidade percebe a variação e mudança no estado emocional de outra; a segunda ramificação da inteligência emocional;
2-uso das emoções – implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;
3-entender emoções, é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
4-controle (e transformação) da emoção, o aspecto mais habitualmente identificado da inteligência emocional – aptidão para lidar com esse sentimento.
Há livros interessantes para nos ajudam a praticar a inteligência emocional no nosso cotidiano e, não precisa comprar-los de imediato, pois algumas páginas estão disponíveis na internet:
INTELIGENCIA EMOCIONAL E A ARTE DE EDUCAR: NOSSOS FILHOS
Por John Gottmann e Joan DeCLAIRE
Publicado por Editora Objetiva, 1899
ISBN 857302125X, 9788573021257
232 páginas
Inteligência emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “inteligência emocional” expressa um estágio na evolução do pensamento humano: a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.
Na década de 30, o psicometrista Robert Thorndike, mencionou a possibilidade de que as pessoas pudessem ter “inteligência social” – uma habilidade de perceber estados internos, motivações e comportamentos de si próprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepção. Em 1983, o professor Howard Gardner, da Universidade Harvard, em linhas gerais, traçou as sete formas de inteligência, no livro Estruturas da mente: Gardner propôs uma “inteligência intrapessoal” semelhante à atual conceituação de inteligência emocional.
Os cientistas Peter Salovey e John D. Mayer dividiram a inteligência emocional em quatro domínios:
1-percepção das emoções – inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos: através da voz ou expressão facial, por exemplo, a pessoa que sobressai nessa habilidade percebe a variação e mudança no estado emocional de outra; a segunda ramificação da inteligência emocional;
2-uso das emoções – implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;
3-entender emoções, é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
4-controle (e transformação) da emoção, o aspecto mais habitualmente identificado da inteligência emocional – aptidão para lidar com esse sentimento.
Há livros interessantes para nos ajudam a praticar a inteligência emocional no nosso cotidiano e, não precisa comprar-los de imediato, pois algumas páginas estão disponíveis na internet:
INTELIGENCIA EMOCIONAL E A ARTE DE EDUCAR: NOSSOS FILHOS
Por John Gottmann e Joan DeCLAIRE
Publicado por Editora Objetiva, 1899
ISBN 857302125X, 9788573021257
232 páginas
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Por Hendrie Weisinger
Colaborador Eliana Sabino
Publicado por Editora Objetiva, 1899
ISBN 8573021810, 9788573021813
220 páginas
Por Hendrie Weisinger
Colaborador Eliana Sabino
Publicado por Editora Objetiva, 1899
ISBN 8573021810, 9788573021813
220 páginas
Sobre os testes
Cientistas têm se empenhado em mensurar essas habilidades. Foram validados testes como o MEIS – Multi-factor Emotional Intelligence Scale (Escala Multifatorial de Inteligência Emocional, 1998) e o MSCEIT – Mayer-Salovery-Caruso Emotional Intelligence Test (Teste de Inteligência Emocional de Mayer-Salovey-Caruso, 2002). [1].
Os testes tradicionais medem a capacidade cognitiva da pessoa. Já os de inteligência emocional baseada na habilidade, são vulneráveis à interpretações subjetivas do comportamento. O maior problema enfrentado quando se trata de medição de inteligência emocional é como avaliar as respostas “emocionalmente mais inteligentes”: uma pessoa pode resolver situações que envolvem componentes emocionais de diversas maneiras.
Faça os testes!
http://www.checkup.med.br/colesterol/teste_im
Muito interessante, Sandra!
ResponderExcluirVou fazer os testes!