terça-feira, 2 de junho de 2009

Exercitem seus olhinhos para o TCC

Pesquisas do oftalmologista William Bates afirmam que as pessoas vêem basicamente com a mente e apenas ma pequena parte com os olhos.
Ele comprova que, exceto casos de origem genética ou causados por lesões, todos os problemas visuais são causados por estresse mental.
As pesquisas de Bates concluem que é possível, por exemplo, produzir graus de miopia em qualquer um que se estresse para ver algo à distância ou que evite ver, com medo de constatar uma deficiência.

Este ainda diz que as crianças se tornam miopes nas escolas quando se estressam para ler o que está escrito no quadro-negro ficando assim ansiosas com sua performance, o que dificulta ainda mais a visão.
A postura corporal também as empurra à miopia. Os ombros se contraem e se inclinam para frente provocando um colapso respiratório e contrações na musculatura do pescoço dificultando a circulação do sangue no cérebro e nos olhos.
De qualquer forma mesmo que seus problemas visuais sejam genéticos ou lesionais os exercícios oculares o ajudaram muito na prática da leitura evitando aquele sono incontrolável que acomete a maioria das pessoas, o pular de linhas de um texto e da chamada vista cansada, que neste último semestre vai pegar muita gente, não é mesmo?Portanto cuidem-se, porque diversos textos, livros, artigos, etc os esperam para o grande finali o TCC.

Exercícios para reduzir deficiências visuais:

RELAXAMENTO: O relaxamento da mente e damusculatura ocular é fundamental para melhorar qualquer deficiência visual. Os olhos são órgãos, que trabalham cerca de 17 horas por dia e, mesmo durante o sono, se movem e o nervo ótico é estimulado. Um exercício que relaxa a musculatura dos olhos é a escuridão. Durante o dia, eles relaxam com alguns minutos de escuridão proporcionados pelas palmas das mãos, rapidamente aquecidas uma na outra, sobre os olhos. O exercício chama-se palming e é eficaz para a maioria das deficiências, especialmente para a conhecida vista cansada, que afeta pessoas de meia-idade.

LUZ: Os exercícios de luz como olhar o sol de olhos fechados por alguns minutos, atuam na abertura e no fechamento da pupila e, conseqüentemente, trabalham a musculatura interna dos olhos e estimulam as células da retina.

FLEXIBILIDADE: Exercícios como piscar os olhos rapidamente e brincadeiras lúdicas como ver de longe e ver de perto aumentam a flexibilidade da musculatura ótica.

VISÃO PERIFÉRICA: Exercícios que estimulam a visão periférica, com o paciente olhando fixamente para frente e o terapeuta estimulando sua visão lateral com lanternas, por exemplo, melhoram a visão noturna enquanto descansam a visão central.

ANDAR DE COSTAS: O método usa procedimentos para quebrar padrões psíquicos e corporais. Andar ou correr de costas, por exemplo, cria um padrão com o qual o cérebro não está acostumado, anulando alguns efeitos da marcha. Os olhos e o corpo relaxam com esse novo padrão.

VISUALIZAÇÃO: Como estresse visual é também mental, visualizações de cenas relaxantes melhoram a visão.



sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dicas para ter uma boa noite de sono


Confira, na seqüencia, as orientações da Academia Brasileira de Neurologia que devem ser adotadas durante sete dias. De acordo com os especialistas, somente após quatro semanas a pessoa notará resultados mais significativos.

1. Não vá para a cama sem estar com sono;

2. Acorde no mesmo horário todas as manhãs, inclusive nos finais de semana:
- Se você sentir que precisa acordar mais tarde aos sábados e domingos, que seja apenas uma hora a mais;

3. Não faça cochilos;

4. Não consuma bebidas alcoólicas durante o período de quatro horas antes de ir para a cama;

5. Não consuma cafeína após as 16 horas, ou no período de seis horas antes de se deitar;

6. Não fume durante muitas horas antes de ir para a cama;

7. Faça exercícios regularmente. O melhor horário para praticar atividades físicas é no final da tarde ou de manhã. Evite esforços físicos após as 18 horas;

8. Use o senso comum para fazer seu ambiente apropriado para o sono. A temperatura deve ser adequada, mínimo possível de som, barulho e luz;

9. Se você está acostumado, faça um lanche leve antes de dormir (bolachas salgadas, leite, queijo branco). Não coma chocolate ou coisas com muito açúcar, evite muito líquido. Se acordar no meio da noite, não coma. Senão começará a acordar sempre no mesmo horário com fome;

10. Não use sua cama ou quarto para outra atividade que não seja dormir ((a única exceção a essa regra é a atividade sexual). Você não deve ver TV, ler, conversar ao telefone nem se preocupar, discutir com seu cônjuge ou comer na cama;

11. Estabeleça uma rotina para ir para a cama como sinal para dormir. Ex: escove os dentes, acerte o despertador e faça coisas compatíveis com o horário. Realize essas atividades na mesma ordem todas as noites;


12. Quando estiver na cama, apague as luzes com a intenção de adormecer logo. Se você não consegue dormir em pouco tempo (10 minutos), levante da cama e vá para outro cômodo. Faça alguma atividade tranqüila até começar a sentir sono de novo e então retorne ao quarto para dormir;

13. Se você não adormecer rapidamente, repita a instrução anterior.

Fonte: http://www.connectionworld.org/

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Melhore suas funções cerebrais através dos alimentos

Todo mundo sabe que a principal função dos alimentos é nutrir nosso corpo, dando a ele condições de executar suas tarefas diárias sem riscos à nossa saúde. Este é o princípio geral. Mas além dele, existem outras funções que muitos de nós não conhece.

Quer um exemplo? Você sabia que uma das funções dos alimentos é melhorar a atividade cerebral? Se não, fique sabendo agora. Determinados alimentos podem fazer a diferença se ingeridos em determinadas situações.

Os alimentos podem estimular o cérebro ou acalmá-lo. E conhecer quais deles realizam estas funções pode ser muito útil para você na hora daquela palestra ou entrevista que você precisa conceder. Ou até mesmo na hora de relaxar. Além disso, sintomas de depressão, agressividade ou ansiedade podem estar ligados ao que você anda comendo.

Quer um exemplo? Quando você ingere carboidratos, as ondas cerebrais ficam mais lentas. Como sua digestão é mais vagarosa, o processo também se repete no cérebro. Isto quer dizer que quando você precisar de agilidade mental, deixe um pouco de lado os carboidratos. Já as proteínas são capazes de acelerar o cérebro. Elas são metabolizadas mais rapidamente e caem logo na corrente sanguínea.

Citando novamente a possibilidade de que você precise dar uma palestra, os alimentos mais indicados para antes dela são as proteínas vindas dos frutos do mar, leite desnatado, peito de peru, carnes magras e peixes. E aquela história de que o café nos mantém despertos é verdadeira. Só não exagere, pois o cérebro tem a tendência de ir acostumando com as quantidades de cafeína que são ingeridas diariamente. Fora isso, o café deixa as atividades cerebrais mais ágeis e uma maior concentração.

Existem diversas funções diferentes para outros alimentos. Por isso, se você se interessou no tema, busque informações com um nutricionista.


Fonte: http://www.suadieta.com.br/

Saiba como está o seu astral hoje.

Gente, quando fiz este teste eu não acreditei.
Fiquei sem roupa! Digo, me vi de frente, sem as mascaras que a gente cria para cada personagem que interpretamos.

Compartilhamos com vocês essa forma simples, mas muito interessante de se ver por dentro.
Depois nos mande um recado pra dizer como é que foi.
De qualquer forma, antes de fazer o teste, tenha em mente, qualquer que seja o resultado, você é um grande vencedor.
Ele só vai te mostrar algumas coisas que, talvez, estejam limitando a sua caminhada.
Se dê uma chance!




clique na figura pra fazer o teste


Você sabe qual é o seu Índice de Massa Corpórea?


Na agitação do dia a dia muitas vezes nos esquecemos dos cuidados que devemos ter em relação a nossa mente, alma e corpo. Vamos falar agora do nosso corpo, o qual depende principalmente da nossa alimentação. Sabemos que devemos manter uma dieta balanceada controlando a quantidade das proteínas e dos carboidratos, dar preferência aos legumes, frutas e verduras, sucos naturais, excluir ou pelo menos diminuir, a gordura, o açúcar e o sal e não esquecer dos exercícios físicos. No entanto quem nunca, por exemplo, comeu um lanche no próprio local de trabalho ou até mesmo ficou sem se alimentar por falta de tempo devido ao excesso de trabalho? Comer fora de hora e não ter o privilégio de escolher o que comer, é normal, certo? Errado!! No intuito de auxiliá-lo a corrigir deslizes neste sentido , nos links abaixo você poderá verificar seu Índice de Massa Corpórea (IMC), o cálculo da necessidade pessoal de calorias diárias, bem como verificar as calorias dos alimentos. Acreditamos que isso o ajudará a manter o seu peso, reduzi-lo se for o caso ingerindo alimentos menos calóricos, ou até mesmo, engordar!! Lembrando que nunca se deve fazer dietas ou regimes sem antes consultar um profissional da área, um médico ou nutricionista.


Cálculo IMC HOMEM/MULHER
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/calculos/imc.php

Cálculo Calorias MULHERES
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/calculos/caloriasm.php

Cálculo Calorias HOMENS
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/calculos/caloriash.php

Tabela das calorias dos alimentos (Faculdade de Medicina da USP)
http://medicina.fm.usp.br/endoresidentes/dietas/tab_calorias_alimentos.pdf

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Você conhece alguém que tenha esse problema?


Veja aqui algumas dicas de como diminuir a dor das cólicas menstruais!

Ao contrário do que se pensava antigamente a cólica menstrual tem tratamentos muito eficazes que melhoram muito a qualidade de vida da mulher nestes dias. O principal sintoma é a dor no baixo ventre ou na barriga e em algumas mulheres a dor parece vir das costas para a frente.

Como diminuir a dor:

* Beba uma xícara de chá comum, de camomila ou de menta, quente.

* Coloque uma bolsa de água quente ou bolsa térmica sobre o abdome ou sobre as costas.

* Tome um banho quente.

* Massageie delicadamente o seu abdome.

* Faça exercícios leves como: alongamento, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. O exercício pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor pélvica.

* Repouse bastante e evite situações estressantes.

* Para controle da natalidade, considere a possibilidade de usar pílula, pois esta bloqueia a produção de prostaglandinas, ou o DIU com progesterona, que diminui a cólica menstrual.

* Pergunte ao seu médico sobre a indicação e necessidade de suplementação de vitamina B6.

Se após adotar as medidas acima, você continuar sentindo dor, procure o seu médico.

Fonte: Mundo das Tribos

terça-feira, 26 de maio de 2009

Você tem Inteligência Emocional?


O que é Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “inteligência emocional” expressa um estágio na evolução do pensamento humano: a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.
Na década de 30, o psicometrista Robert Thorndike, mencionou a possibilidade de que as pessoas pudessem ter “inteligência social” – uma habilidade de perceber estados internos, motivações e comportamentos de si próprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepção. Em 1983, o professor Howard Gardner, da Universidade Harvard, em linhas gerais, traçou as sete formas de inteligência, no livro Estruturas da mente: Gardner propôs uma “inteligência intrapessoal” semelhante à atual conceituação de inteligência emocional.
Os cientistas Peter Salovey e John D. Mayer dividiram a inteligência emocional em quatro domínios:
1-percepção das emoções – inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos: através da voz ou expressão facial, por exemplo, a pessoa que sobressai nessa habilidade percebe a variação e mudança no estado emocional de outra; a segunda ramificação da inteligência emocional;
2-uso das emoções – implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;
3-entender emoções, é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
4-controle (e transformação) da emoção, o aspecto mais habitualmente identificado da inteligência emocional – aptidão para lidar com esse sentimento.
Há livros interessantes para nos ajudam a praticar a inteligência emocional no nosso cotidiano e, não precisa comprar-los de imediato, pois algumas páginas estão disponíveis na internet:
INTELIGENCIA EMOCIONAL E A ARTE DE EDUCAR: NOSSOS FILHOS
Por John Gottmann e Joan DeCLAIRE
Publicado por Editora Objetiva, 1899
ISBN 857302125X, 9788573021257
232 páginas
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Por Hendrie Weisinger
Colaborador Eliana Sabino
Publicado por Editora Objetiva, 1899
ISBN 8573021810, 9788573021813
220 páginas

Sobre os testes
Cientistas têm se empenhado em mensurar essas habilidades. Foram validados testes como o MEIS – Multi-factor Emotional Intelligence Scale (Escala Multifatorial de Inteligência Emocional, 1998) e o MSCEIT – Mayer-Salovery-Caruso Emotional Intelligence Test (Teste de Inteligência Emocional de Mayer-Salovey-Caruso, 2002). [1].
Os testes tradicionais medem a capacidade cognitiva da pessoa. Já os de inteligência emocional baseada na habilidade, são vulneráveis à interpretações subjetivas do comportamento. O maior problema enfrentado quando se trata de medição de inteligência emocional é como avaliar as respostas “emocionalmente mais inteligentes”: uma pessoa pode resolver situações que envolvem componentes emocionais de diversas maneiras.
Faça os testes!

http://www.caiuaficha.com.br/testeqe/teste.html
http://www.checkup.med.br/colesterol/teste_im

sábado, 23 de maio de 2009

Andar descalço na areia proporciona relaxamento e bem-estar físico


Quer entender por que se sente tão bem depois de uma bela caminha pelas areias da praia? É que ao caminhar descalço em um terreno com superfície cheio de diferentes texturas, você estimula as terminações nervosas da planta dos pés.
Elas são ligadas por meio de ramificações aos diversos órgãos internos, à coluna vertebral, à cabeça e aos membros superiores e inferiores do corpo. A massagem na planta do pé pode favorecer o bom funcionamento dessas partes e ajudar a recuperar o equilíbrio perdido.
A prática de cuidar do corpo pelo ato de tocar e estimular regiões dos pés recebeu o nome de reflexologia e é usada pelos chineses e egípcios há milhares de anos. Os especialistas, no entanto, aconselham a caminhar em terrenos planos.

Quanto a andar na areia fofa ou batida, vai depender do vigor físico de cada um. “Na areia fofa, a pessoa vai precisar fazer mais força e ter um melhor equilíbrio, mas não há nenhuma contra-indicação”, afirma Amélia. A única ressalva feita pelos dermatologistas é evitar caminhar descalço em determinados locais públicos, como praças e calçadas, para evitar o risco de contrair micoses.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Terapia do abraço



O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen.
Hoje 22 de maio é o dia do abraço, vamos abraçar!!



Mais detalhes aqui: http://www.seaacamericana.org.br/Saude/terapia_abraco.htm

Exercícios Físicos



Prática de exercícios em casa
· Exercícios de aquecimento
·
Exercícios para os braços, peito e ombros
·
Exercícios para os músculos abdominais
·
Exercícios para as pernas
·
Alongamento

Parece bom demais para ser verdade? O exercício não é uma solução rápida, nem uma cura milagrosa. Assim como os hábitos alimentares saudáveis, os exercícios precisam ser regulares, parte permanente de sua vida, para que sua magia funcione. E você precisa esforçar-se para que ela funcione em você. É aí que entra esse programa de exercícios em casa. O programa dá o que você precisa para ficar forte, emagrecer e mudar seu estilo de vida.

Quer saber mais? Acesse o site: http://saude.hsw.uol.com.br/exercicio-em-casa.htm

quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Provas, TCC? Relaxe, pense na sua formatura"....

Milhares de jovens, neste ano, estarão colando grau e celebrando suas festas de Formaturas, o encerramento de mais uma jornada e o início de um novo caminho. E de todos os caminhos que nos conduzem à riqueza e prosperidade os mais seguros são a perseverança e o trabalho. Traçamos nosso próprio caminho, ao qual chamamos de destino, mas nessa tarefa não devemos nos esquecer de que a humanidade é composta de três categorias de pessoas: Os marginalizados – aqueles que caíram na vida e nunca mais se levantaram; os Fracassados – que caíram na vida, levantaram-se, ficando de joelhos, e assim continuam até a morte, com medo de tudo e de todos, reclamando da vida e achando que a culpa é dos outros; os Vencedores – esses um dia caíram, levantaram-se, continuam de pé e, a despeito de todas as más experiências por que passaram, sempre acreditam que podem vencer novamente e ajudar os companheiros de jornada a encontrarem o melhor caminho. Se um dia vocês virem um vencedor de joelhos é porque está agradecendo a DEUS o sucesso que teve.
A vida é uma escolha. Vocês, formandos, são os comandantes de seus barcos. A decisão é sempre de vocês e de ninguém mais. Podem ter uma vida plena de sucessos ou de fracassos. E um bom momento para pensar nisso são os dias de chuva. Não entenderam? Então imaginem: quando os fracassados vêem uma poça o que fazem? Não dão a volta, mas reclamam do tempo, da vida, da situação e do governo. Já os vencedores, que ainda se mantém como crianças no coração, podem saltar dentro da poça, espirrar água e se divertir com a situação. APROVEITEM AS POÇAS DA VIDA. Vivam com agilidade nos passos, um sorriso no rosto e alegria no coração. Vocês estão vivos e prontos para a nova jornada, podem se sentir bem felizes apenas por isso. Sejam sempre vencedores como foram até agora, e agradeçam a DEUS por todas as dádivas alcançadas.

O autor ainda dá muitas dicas para você que está se formando.
Entre no site. Vale a pena conferir.


quarta-feira, 20 de maio de 2009

8 Dicas para impulsionar energia

Pratique as dicas abaixo e tenha todo dia sempre um novo tipo de ENERGIA!

1. Comer uma dieta equilibrada, saudável
Uma má alimentação pode ser uma das principais causas de fadiga crónica. Comer uma refeição saudável e nutritiva pequeno-almoço irá fornecer o seu corpo com um fluxo constante de energia durante toda a manhã. Comer muita proteina no almoço contendo apenas uma pequena quantidade de carboidratos qualidade, irá sustentar níveis em toda a sua energia à tarde. Evite altas quantidades de carboidratos como massas e pães brancos, porque eles produzem sono induzindo hormônios que muitas vezes são as principais causas da tarde letargia e avançadas sentimentos.

2. Ar fresco
Sendo confinado em uma sala fechada por longos períodos e passando fome de ar fresco, tem o efeito de desaceleração. Caso não seja possível abrir uma janela, faça pausas curtas durante algumas horas ao longo do dia, e aproveite ir a pé para o exterior com uma certa rapidez, tendo simultaneamente respirações profundas para rejuvenescer o corpo sistema.

3. Ajuste temperatura ambiente
Uma sala que é demasiado quente provoca o cérebro para abrandar e induz cansaço.

4. Saia do snacks
Consumir lanches açucarada provoca oscilações na níveis de açúcar no sangue e só irá proporcionar uma energia buzz curto prazo, e irá deixá-lo ainda mais cansado. Em vez de comer insalubres lanches entre as refeições, coma um lanche de proteína magra como iogurtes, nozes, sementes e frutos frescos para aumentar a seus níveis de energia.

5. Exercício
Que executa exercício aeróbio como jogging no local ou até escadas correndo faz o coração trabalhar mais, aumenta a sua circulação e transportam oxigênio para o cérebro, fazendo sentir de imediato rejuvenescidos e energizado.

6. Hidratado
Outra das principais causas para o baixo nível energético é desidratação. Leva apenas 3% para a desidratação do cérebro para começar a diminuir em ambos desempenho físico e mental. Beba pelo menos dois litros de água por dia para re-hidratado. Sua pele vai se sentir muito melhor .

7. Faça uma pausa
Estudos têm demonstrado que as pessoas que tomam curtas pausas ou 5 minutos cochilos durante o início da tarde, executar significativamente melhor para o resto do dia, em comparação com aqueles que não têm.

8. Obter uma boa noite de sono
8 horas sono é considerado ideal, mas quanto mais cedo você ir para a cama mais rejuvenescidos você vai se sentir. Se possível, tente ir para a cama antes de 10 horas entre as 11 horas de 1 pm o sou o organismo produz a maior parte do crescimento e restauração hormonais.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Adoçante engorda mais que açúcar


Um estudo realizado em ratos nos Estados Unidos sugere que a ingestão de sacarina - tipo de adoçante usado principalmente em refrigerantes dietéticos - pode provocar aumento de peso maior que a ingestão de açúcar.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, o sabor doce causado pelo consumo de sacarina estimula o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias. Se essas calorias não são ingeridas, eles afirmaram, o organismo fica desregulado e, como resultado, pede mais comida ou queima menos calorias, o que provocaria o aumento de peso.

Para realizar o estudo, os cientistas acompanharam a alimentação de 17 ratos. Nove receberam iogurte adoçado com sacarina e oito com açúcar. Depois do iogurte, os animais receberam a dieta normal. Após cinco semanas, os ratos que consumiram a sacarina ganharam 88 gramas, enquanto os que ingeriram glicose tiveram um aumento de peso de 72 gramas - uma diferença de mais de 20%.Os ratos que tomaram o iogurte com a sacarina consumiram mais calorias e tiveram aumento de 5% na taxa de gordura do corpo, de acordo com o estudo.

Segundo Susan Swithers, uma das autoras da pesquisa, as experiências em laboratório indicam ainda que outros adoçantes artificiais, como o aspartame e o acessulfame K, que oferecem o gosto doce, podem ter o mesmo efeito da sacarina.

Para ver a matéria completa, visite o site: http://www.lagoinha.com/

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Relaxamento

O relaxamento é uma técnica física que auxilia nos estados de estresse, tensão muscular, ou ainda como meio revigorante que atua beneficamente sobre sua saúde física, mental e emocional.

O ambiente
Para fazer relaxamento, o ideal é estar num ambiente confortável, aquecido, à meia luz e silencioso.
Deite-se em uma cama, sofá, ou mesmo sobre o tapete. Use um travesseiro não muito alto sob a cabeça.
Técnicas
Respiração - Coloque as mão sobre as costelas e concentre-se nos seus movimentos de inspiração e expiração. Mantenha uma respiração rítmica e suave. Relaxe os ombros, solte os quadris, braços, pernas e a musculatura do rosto: solte os músculos da testa, as pálpebras, as mandíbulas e sinta a língua solta dentro da boca.
Você deve fazer esse tipo de relaxamento quando não tiver tempo suficiente ou se estiver em um ambiente impróprio para fazer o Relaxamento Muscular Progressivo.
Relaxamento muscular progressivo - Nesta técnica desenvolvida por um médico norte americano chamado Jacobson, é utilizada a contração muscular seguida de relaxamento, de diversos grupos musculares, iniciando nos membros, depois o tronco e a cabeça. Você precisa ter no mínimo vinte minutos para fazer esse tipo de relaxamento.
Deite-se de costas com os braços e pernas soltos e olhos fechados, respire normalmente.

1- dobre seus pés em direção ao seu corpo. Sinta a tensão, mantenha por alguns segundos e relaxe.
2 - estique seus pés, sinta a tensão nos músculos da barriga da perna, mantenha por alguns segundos e relaxe.
3 - Aperte o calcanhar contra o apoio, sinta os músculos da perna contraidos, mantenha e relaxe.
4 - Contraia os músculos das nádegas, mantenha por alguns segundos e relaxe.
5 - Expandir o abdômen abaulando a barriga. Mantenha e relaxe. Não prenda a respiração, respire normalmente.
6 - Contraia os músculos das costas como se quisesse se desprender do apoio. Mantenha e relaxe
7 - Eleve os ombros na direção das orelhas, sinta a tensão e relaxe.
8 - Levante os braços estendidos em direção ao teto, mantenha e relaxe vagarosamente.
9 - Feche os olhos apertando-os, mantenha e relaxe.
10 - Franza as sobrancelhas, sinta as tensão dos músculos da testa e relaxe.
11 - Aperte os lábios, mantenha e relaxe. Os dentes devem estar separados e os lábios soltos.
12 - Olhe para o teto, para baixo, para os lados e relaxe.
Término do relaxamento:
Você deve sentir o seu corpo totalmente relaxado a respiração leve e a mente livre de pensamentos estressantes.
Fique deitado durante alguns minutos apreciando seu estado de relaxamento.
Faça uma contagem regressiva a partir do cinco e levante-se vagarosamente.

Mais detalhes acesse o site:
http://www.dornascostas.com.br/relaxamento.htm

domingo, 17 de maio de 2009

Veja 10 dicas para não exagerar na comida!

Os restaurantes por quilo, também conhecidos como self-services, costumam apostar em uma grande quantidade de opções de alimentos para atrair os clientes. Os Adicionar vídeogulosos e os desavisados caem na armadilha ao optar por um pouco, ou muito, de cada. A maior prejudicada é, com certeza, a saúde.

1- Evite almoçar tarde ou muito tempo após a última refeição. Caso contrário, a fome será maior e o consumo de alimentos também;

2- Confira todas as opções disponíveis antes de começar a colocar os alimentos no prato. Se não tomar essa medida, pode acabar optando por um pouco de cada e a refeição fica desequilibrada;

3- Comece pela salada, porque contribui com a sensação de saciedade. "Durante a ingestão desses alimentos, o estômago libera um hormônio sinalizador que levará ao cérebro a informação de saciedade, diminuindo o impulso por querer comer em excesso as demais opções do cardápio", explica a nutricionista;

4- Dê preferência para hortaliças cruas, porque retêm mais minerais e vitaminas. "Porém, algumas verduras são consumidas refogadas para abrandar as fibras e torná-las mais aceitáveis. O importante é não refogá-las em muita água, para não ocorrer perdas de nutrientes e alterações sensoriais no alimento";

5- Escolha os pratos quentes de forma equilibrada. Evite consumir arroz, batatas e massas na mesma refeição, por exemplo, porque são do mesmo grupo alimentar e fornecem carboidratos;

6- Opte por opções diferenciadas de cada grupo alimentar ao menos três vezes por semana. Assim, consome nutrientes diferenciados;

7- Não caia na tentação de pegar todas as variedades de carne disponíveis;
8- Corte as frituras e priorize alimentos assados, grelhados ou cozidos em água ou vapor;

9 - Coma devagar e mastigue bem os alimentos;

10- Saladas de fruta e gelatinas são opções menos calóricas. Quem não resiste a um pedaço de bolo ou de outro doce qualquer deve apostar em uma fatia fina. E nada de complementar as delícias com chantili ou creme.

Veja a matéria completa no Terra – Vida e Saúde.

sábado, 16 de maio de 2009

Você tem dor nas costas? Pode ser estresse

Uma rotina de trabalho estressante pode ser a causa da dor nas costas de muita gente. Um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas estressadas acabam usando os músculos errados na hora de pegar alguns objetos.
Além disso, os pesquisadores acreditam que algumas pessoas com certos tipos de personalidade têm maior tendência a dores nas costas. Esse é o caso das pessoas mais introvertidas - descoberta que deixou intrigados os cientistas.
O estresse é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e mentais decorrentes de uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades.
Tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares são alguns sintomas entre os vários sintomas da pessoa estressada. Com o prolongamento do estado de estresse há o aparecimento de diversos sintomas, que no início podem passar desapercebidos, mas com o decorrer do tempo vão se tornando evidentes, tais como: pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes freqüentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço.
Cada pessoa reage diferentemente ao estresse, que varia conforme o nosso equilíbrio emocional e afetivo, auto-estima, maturidade e a maneira como lidamos com a vida.

Você sabia que dor nas costas é uma das principais causas de aposentadoria por invalidez?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Espreguiçar, Sorrir e outros bons hábitos!


Sabores da Vida

Bons hábitos não nascem prontos. Começam sendo apenas gestos, pela repetição se tornam hábitos, pelo resultado positivo se tornam bons- e um belo dia descobrimos que se transformaram em virtudes que nos protegem do sofrimento, proporcionando bem estar aos outros, além de nós. Por exemplo, é inegável que o habito tão simples de sorrir e cumprimentar as pessoas que vamos encontrando no caminho cria uma atmosfera cordial a nossa volta. Pode ser apenas um sinal de educação, ás vezes até hipócrita, mas funciona.Aquele que foi cumprimentado e retribuiu o sorriso também abriu sua casaca para mostrar um pouquinho de humanidade. No que toca a saúde, de vez em quando precisamos recuperar um bom hábito que nasceu conosco e se perdeu. Espreguiçar de manhã, bocejando muito, é um deles. Bebezinhos fazem isso durante um bom tempo (cachorros e gatos também). É uma forma de alongar e preparar os músculos para a ação que vem em seguida. A pressa de levantar é lamentável. Essa pratica beneficia o corpo e a mente, deixa claro o contraste entre tensão e relaxamento e, mais importante: mostram que estamos sendo gentis com a nossa pessoa, e gentileza sem duvida é um bom hábito. Outro bom hábito é a calma, filha da paciência e tão difícil de ser encontrada nos dias de hoje, ambas sustentadas pela respiração regular, lenta, longa e profunda. Tudo que somos, pensamos e sentimos pode ser controlado e modificado através da respiração. A calma nasce de estarmos, aqui e agora, focados primeiro no equilíbrio interno e depois naquilo que o mundo traz.

Autor:
Sonia Hirsch
Fonte:
Revista Bons Fluidos nº 105

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dicas para combater o Stress

Combater o stress não é fácil. No entanto há algumas medidas que os trabalhadores individualmente podem tomar. A primeira coisa a fazer é reconhecer o problema, o que parecendo óbvio, nem sempre é feito.

A partir da admissão do "seu stress", há que modificar comportamentos, nomeadamente tentando:

- fazer exercícios ou praticar esportes regularmente;
- fazer pequenas pausas no trabalho;
- diminuir a sua "mania" da perfeição;
- arranjar um hobby ou um passatempo;
- diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- diminuir o consumo de cafés;
- deixar de fumar;
- praticar trabalho para a comunidade;
- melhorar os hábitos alimentares;
- conversar e desabafar;
- conviver e divertir-se;
- tirar alguns dias de férias;

Se estes conselhos não resultarem deve procurar auxílio profissional, seguindo um programa que combata todos os aspectos do stress e não apenas os seus sintomas.

Fonte: Medicina Avançada – Dra. Shirley de Campos
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/24848

terça-feira, 12 de maio de 2009

Caminhar proporciona bem-estar

A caminhada é um ótimo exercício para atingir e manter um condicionamento físico e saudável. Pois ela emagrece, fortalece os membros inferiores, reduz as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL), aumenta o colesterol bom (HDL, proporciona uma melhoria no condicionamento cardiovascular, os ossos se tornam mais fortes, diminui o estresse, combate a depressão, entre vários outros benefícios.

Fazer caminhadas cinco vezes na semana, de pelo menos 30 minutos por dia, ajuda a pessoa a fugir do grupo dos sedentários. Pois é um exercício simples, indicado para todas as idades, não requer muito tempo e gera um bem-estar enorme. Porém, aqueles que sofrem de obesidade mórbida devem consultar um médico antes de começarem a praticar a atividade.

Pessoas diabéticas também só têm a ganhar se incluírem o exercício em sua rotina diária. Três a quatro vezes na semana durante meia hora já vai fazer diferença. Pois a caminhada ajuda a reduzir os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Isso faz com que os medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada sejam menores.

Além de proporcionar bem-estar para o corpo e para a mente, a caminhada é um ótimo exercício para integrar as pessoas a sociedade, fazer novas amizades e conhecer gente nova sempre.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sorria meu bem... sorria.

Uma das melhores manisfestações do ser humano é o sorriso. È através dele que nos descontraímos e nos abrirmos para que o novo entre. Pensando nisso dispomos um link de Ely Brito para que você aprenda algumas técnicas de meditação usando o sorriso como ferramenta e veja os benefícios que este traz para sua vida. Enquanto isso dê boas risadas com essa gracinha.

Alimentação é parte do negócio

Com toda a nossa correria trabalho, filhos, casa e FESPSP fica difícil ter uma vida social saudável, que dirá a nossa alimentação! Pois é, vamos ver se pelo menos isso a gente consegue fazer direito. Dê uma olhadinha nas dicas que temos pra vocês.

Dicas para uma boa alimentação

1. Dividir a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermediários. Isso evita que o indivíduo fique beliscando entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches, aumenta o trabalho intestinal, pois haverá estímulo constante do trato digestivo e aumenta o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.

2. Deve-se mastigar no mínimo 30 vezes cada garfada. Esta ação proporciona uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e uma menor ingestão alimentar, pois comendo devagar, uma menor quantidade de alimentos fará com o indivíduo se sinta saciado.

3. Deve-se ingerir muito líquido, principalmente água (2 a 3 litros) para a manutenção das funções normais do organismo, mas sempre no intervalo das refeições.

4. O açúcar deve ser diminuido ou substituído por algum outro adoçante. É muito calórico e não traz benefícios à saúde.

5. As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal e para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol e câncer de cólon. Além disso, alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome. Recomenda-se o consumo de 20 a 30g de fibras por dia.

6. O exercício físico, quando praticado de forma correta e orientado por profissional especializado, acelera a queima da gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.

7. Fazer as refeições em lugar tranquilo e sem pressa. Nunca se deve comer andando, vendo televisão ou discutindo com alguém. O ambiente deve ser calmo para que as frustações não sejam descontadas no prato de comida. Com pressa, o indivíduo come exageradamente sem perceber, pois demora mais tempo para sentir saciedade.

8. Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil.

IMPORTANTE

  • Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.





O negócio é relaxar


Nosso último ano de faculdade. Que loucura! TCC, trabalho da Graça, prova da Tânia, fichamentos da Maria Inês, os trabalhos do Fernando e um monte de trabalhos da Andrea, tipo cara legumes, casinha de bonecas, e um rato de biblioteca que nos persegue em cada Scribus que fazemos. Ufa!. Aí vai uma dica pra você relaxar e boa sorte!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bem Vindos ao Blog Bem Estar Bem!!!
 
Bem Estar Bem © 2007 Template feito por Templates para Você